segunda-feira, 11 de abril de 2011

Corpo humano

Hoje vamos estudar ciências. É dia de ler, pesquisar e fazer anotações. Leia o texto abaixo com atenção e depois vamos fazer uma pesquisa:

Em sintonia...


Em completa sintonia, os órgãos do corpo humano mantêm uma verdadeira máquina em ação, realizando tarefas que os cientistas muitas vezes demoram anos para descobrir como funcionam. O cérebro é quem comanda tudo... Através de milhões de células nervosas, chamadas de neurônios, ligadas a todas as partes do corpo, o controle dos órgãos e glândulas do corpo ocorre de forma harmônica.


O sistema respiratório exerce função fundamental: leva o oxigênio do ar até as nossas células. Para os alimentos serem aproveitados, gerando energia para o trabalho do corpo, entra em ação o sistema digestório. Nenhum desses dois sistemas concluiria suas tarefas sem o sistema circulatório, formado por um complexo de vasos sanguíneos, que transportam nutrientes, oxigênio e excretas que devem ser eliminadas.


E não para por aí! Ainda temos o sistema excretor, responsável por filtrar e eliminar substâncias do organismo; o sistema imunológico, responsável pela defesa orgânica, o sistema esquelético, que coordena nossas ações, etc.



Curiosidade


A cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.


(fonte: Guia dos Curiosos)



A pesquisa é a seguinte:


Cada grupo irá pesquisar sobre uma das seguintes partes do corpo humano:


Gabriel, Alex, Fábio e Alex - Esqueleto


http://www.smartkids.com.br/especiais/esqueleto-e-musculos.html



Pedro, Erlon, Maycon e Gideão - Sistema digestório


http://smartkids.com.br/especiais/sistema-digestorio.html




Kauet, Guilherme, Bruno e William - Músculos

http://www.smartkids.com.br/especiais/esqueleto-e-musculos.html Fernanda Bonorino, Lucas, Jônatas e Lúcio - Sistema respiratório http://www.smartkids.com.br/especiais/sistema-respirtorio.html Felipe, Evelin, Vitor e - Os cinco sentidos http://www.smartkids.com.br/especiais/5-sentidos.html Fernanda Simon, Camila, Victória e Gustavo - Atividade Física http://www.smartkids.com.br/especiais/esportes.html JOGO http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/higiene-bucal-corpo-humano.html


Desafio matemático


Nossa tarefa de hoje será mais fácil. Vamos entrar num site de matemática e ver quem consegue resolver o maior número de questões em um determinado tempo que a professora irá marcar no relógio. Depois de terminado, vamos escrever como comentário que nível cada aluno atingiu. Para entrar no jogo é só clicar na imagem para ir até lá!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mistério...

Hoje a tarde, depois do recreio aconteceu algo misterioso na escola. Apareceu uma pegada de coelho na porta da sala de aula, bem perto da maçaneta. Certamente não foi a professora Rossele, não foi nenhum dos diretores e também não foi nenhum dos funcionários. Quem será que foi? Será que foi o Coelho da Páscoa? Bem, quem quiser pode escrever um comentário dando sua opinião sobre o assunto. Também fica uma dica de um site sobre o dono da pegada, é só clicar na pegada e ir até o site. e.

Para que servem os sinais de pontuação

A primeira tarefa de hoje é copiar, no caderno de aula, o textinho abaixo. Sinais de pontuação


Para facilitar a leitura e ajudar à compreensão dos textos, na linguagem escrita usam-se sinais de pontuação:


ponto final - usa-se no final da frase e obriga o leitor a uma paragem; vírgula - separa os elementos da frase; marca uma pequena pausa; dois pontos - usam-se antes de uma citação ou de uma enumeração; ponto e vírgula - usa-se para separar orações coordenadas; obriga a uma pausa mas não termina a frase; ponto de exclamação - utiliza-se quando se deseja exprimir surpresa, receio, admiração, etc.; ponto de interrogação - usa-se para fazer uma pergunta; reticências - indicam que a frase está incompleta; assinalam uma hesitação ou uma pausa; travessão - utiliza-se nos diálogos para indicar a fala das personagens; aspas - introduzem palavras ou citações de outros textos; parênteses - assinalam informações diver



Depois que terminar a primeira parte, clique no ponto de interrogação e leia o texto que irá aparecer. Lá teremos uma conversa interessante sobre os sinais de pontuação.


Terminada a leitura, você poderá treinar seus conhecimentos num jogo bem legal, mas com tempo para jogar. É só colocar a pontuação correta e seguir o jogo. Clique na imagem abaixo para ir até o jogo. Depois coloque um comentário informando até qual nível você jogou. Vamos ver quem foi mais longe!


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sinais de pontuação





Vamos ler o textinho com muita atenção:


Depois de fazer a leitura vamos fazer um trabalho sobre os sinais de pontação para apresentar para os colegas. Cada grupo deverá pesquisar sobre um sinal de pontuação e criar uma Apresentação Eletrônica para explicar aos colegas sobre o sinal de pontuação que pegou.

Cada apresentação eletrônica deverá conter:

1. Uma imagem do sinal de pontuação;

2. A explicação de para que serve aquele sinal de pontuação;

3. O exemplo de uma frase em que apareça aquele sinal.


No final os grupos irão apresentar os trabalhos para os colegas. Os trabalhos deverão ser salvos com o nome de "Sinais de pontuação".






quarta-feira, 6 de abril de 2011

Paladar

A língua é ótima, merece todo o respeito, mas não é dona da chave do sabor. Ela só consegue distinguir os quatro gostos básico dos alimentos. Embora a percepção do gosto pela língua seja muito importante, são certas particulas gasosas, chamadas de voláteis, que fazem você perceber a variação sutil entre uma ervilha e um feijão. Ao se misturarem durante a mastigação pela cavidade que liga a boca ao nariz, os gostos atingem células especializadas da mucosa do nariz, por onde passam todos os cheiros. Ali, em uma área de 1 centímetro quadrado, são desencadeados impulsos elétricos em direção ao cérebro. E assim sentimos o paladar das coisas. Na figura abaixo veja em quais regiões da língua sentimos alguns gostos:Agora vem a tarefa! Vamos pesquisar no Google o seguinte termo"PARA QUE SERVE A LÍNGUA" Depois Copie a resposta e cola como comentário aqui nesta postagem. BOM TRABALHO!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gráficos

Aprendemos a fazer gráficos no BR Office Apresentação Eletrônica. Foi bem fácil! Agora, a tarefa será a seguinte: Numa festa de aniversário foram algumas pessoas. Elas comeram várias delícias, entre elas bolo, docinhos e cachorrinhos. Observando a tabela, responda: a. Quantas pessoas foram na festa? b. Quantas pessoas comeram bolo? c. Quantas pessoas comeram docinhos? d. Quantas pessoas comeram cachorrinhos? e. Qual delícia que o maior número de pessoas comeu? f. Quantas pessoas comeram doces? Colocar as respostas como comentário.